Agrupamento de Escolas de Valpaços

Como fazer acender uma lâmpada?


 Como fazer acender uma lâmpada?

A resposta a essa questão não é tão simples quanto parece, pois os alunos deverão perceber, entre outros objetivos, que o caminho fechado - ou seja, o circuito elétrico, é  um caminho único de um pólo ao outro da pilha, passando pela lâmpada, fazendo com que ela acenda. Para tentar dar resposta a esta questão uma vez mais os alunos do 4º A dirigiram-se ao laboratório de ciências experimentais de forma a satisfazer as suas curiosidades. Embora simples, a atividade é muito rica e poderia discutir uma série de conceitos, como o de produção da energia luminosa (mais tarde os alunos saberão que se trata de uma transformação) ou o da transformação da energia química em elétrica e posteriormente em luminosa.

  Depois de auscultados sobre os seus conhecimentos acerca da proveniência da energia  foram constituídos 5 grupos a quem foram distribuídos materiais diferentes.
Todos os alunos começaram por manusear os  materiais  ao que se seguiu uma montagem da lâmpada no casquilho.
Depois cada um prosseguiu com a tentativa de fazer acender a sua lâmpada....
Pilha e lâmpada
Cordel (fio não condutor)com garras 
 Tentativa de colocação de fio metálico sem garras
Tentativa de apreensão de garras
Circuito completo com fios condutores (metálicos)
Lâmpada e pilha
 (fonte de energia e transformador de energia)
  
Resumindo, concluímos que para fazer acender uma lâmpada, há que estabelecer um circuito fechado em que o ponto de partida é um dos pólos da pilha e o  ponto de chegada é o outro pólo da pilha. Neste circuito a lâmpada é um ponto de passagem da corrente elétrica, a ligação entre a pilha e a lâmpada pode ser feita através de fios metálicos ou, simplesmente encostando as pontas metálicas da pilha com as pontas metálicas da lâmpada. Todos os fios metálicos que se ligarem entre si, para a corrente passar por eles têm sempre que iniciar num dos pólos da pilha e terminar no outro. Esse conjunto é denominado de circuito elétrico.

Isabel Carvalho/ Julieta Lino


2 comentários:

  1. Mais tarde irão perceber que a energia armazenada na pilha, energia química, é convertida em elétrica. Aí as unidades de carga, que são uma espécie de transportadores de energia, aceitam transportar essa energia que antes era química e agora é elétrica. Estas unidades de carga transportam uma determinada quantidade de energia - mais tarde vão entender que a quantidade de energia que cada unidade de carga transporta é o potencial elétrico medido em volts. Ao mesmo tempo que recebem a energia, as unidades de carga também recebem instruções bem claras: só podem regressar à pilha depois de dissiparem toda a energia que lhes foi fornecida. É isso que fazem ao passar na lâmpada, que dá uma ajuda ao converter essa energia em energia luminosa/radiante. Agora, sem energia, só resta às unidades de carga regressarem a casa (leia-se à pilha) para aí serem novamente recarregadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho complicado este comentário. isto é para crianças da primária, não é?

      Eliminar

Mensagens Populares

Mensagens Recentes