Agrupamento de Escolas de Valpaços

Atividades Experimentais e Competências Essenciais



É importante criar na sala de aula, atividades experimentais para o desenvolvimento das competências essenciais e transversais na criança. Estas experiencias são desenvolvidas com crianças do 2º B , na Escola Básica nº 1 de Valpaços, no ano letivo de 2018/2019 .

 De acordo com o currículo nacional do ensino básico, a curiosidade das crianças pelos fenómenos naturais deve ser estimulada no 1º ciclo, sendo os alunos encorajados a levantar questões e a procurar respostas através de experiências e de pesquisas simples.



Desta forma, o trabalho experimental concebido como uma atividade de investigação adequada aos diversos contextos de ensino-aprendizagem, contribui para a criação de situações de aprendizagem significativas, adaptáveis aos diversos níveis etários, promovendo um alargamento do conhecimento científico por parte dos alunos. E porque a relevância do trabalho experimental na educação em Ciências tem sido amplamente reconhecida por investigadores, professores e outros profissionais ligados à educação este departamento está a por em prática um projeto de ciências experimentais. De acordo com investigadores ligados à área da educação, uma boa aprendizagem exige a participação ativa do aluno, de modo a construir e reconstruir o seu próprio conhecimento (Almeida, 1998). 



 Desta forma, pretendemos conceber o trabalho experimental como uma atividade de investigação adequada aos diversos contextos de ensino-aprendizagem, contribui para a criação de situações de aprendizagem significativas, adaptáveis aos diversos níveis etários, promovendo um alargamento do conhecimento científico por parte dos alunos. Através das atividades experimentais constatámos que o relacionar diferentes áreas de conteúdo é bastante proveitoso para as crianças, pois segundo o Ministério de Educação (1997: 48) as “áreas de conteúdo deverão ser consideradas como referências a ter em conta no planeamento e avaliação de experiências e oportunidades educativas e não como compartimentos estanques a serem abordados separadamente”. 


Todas as  atividades já realizadas bem como as que iremos realizar têm como objetivo  fornecer o dispositivo, ou seja, propor às crianças e alunos os desafios e apoiá-los na sua construção pessoal. É transmitido às crianças que o mundo que as rodeia está cheio de coisas curiosas. É importante que elas as conheçam e que percebam como é que tudo funciona à sua volta! Basta que sigam as regras com cuidado e que tentem analisar tudo o que vai acontecendo ao longo do seu trabalho.



É importante saber a opinião dos alunos, para tal as crianças realizaram comentários sobre as atividades que realizaram sobre as experiências … 
"As experiências são divertidas e ensinam muitas coisas. O que mais gostaram foram as experiências da solubilidade e as que gostaram menos foram as experiências da combustibilidade, porque são perigosas. E divertido aprender em grupo, principalmente quando se tem amigos dispostos a ajudar. Fazer experiências simples como as experiências da dureza e as experiências difíceis como as da combustibilidade, são todas divertidas!" 

Isabel Carvalho

1 comentário:

  1. Envolver as crianças nas práticas experimentais é torná-las mais ativas curiosas e prepará-las para as descobertas no mundo que as rodeia.

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