O uso de cores estimula o desenvolvimento das crianças ajudando nas suas capacidades motora , cognitiva, raciocínio, fala, tato, audição, paladar, etc. Isso porque é através do uso de cores que chamamos a atenção das crianças para ações que irão gerar todo esse desenvolvimento,uma vez mais os alunos do 2º B puderam experimentar e misturar cores obtendo assim novas cores!
Problema: “Como podem conseguir obter novas cores?”
Materiais: vários boiões de tinta azul, amarelo e vermelho, pinceis, pratos.
Conteúdo programático: À descoberta dos materiais e objetos (propriedades dos materiais)
Objetivos:
Procedimentos:
- Identificar cores primárias.
- Inventar novas cores partindo das cores primárias.
- Compreender que algumas cores resultam de misturas de cores.
- A cada grupo é dada tinta das três cores.
PREVISÕES: Alunos fazem as suas previsões.
Exemplo de ficha preenchida pelos alunos. |
Conclusões
Isabel Carvalho / Ana Pavão
Na realidade, a cor não é uma propriedade dos objetos é antes o resultado da interação entre a luz e a matéria que o compõe. Se assim não fosse, um objeto apresentaria sempre a mesma cor, mas a experiência diz-nos que se ele for exposto a uma luz que não seja branca ele exibirá uma cor diferente e, num caso mais extremo, se sobre ele não incidir nenhuma cor (por exemplo num quarto escuro) ele será preto.
ResponderEliminar