Agrupamento de Escolas de Valpaços

Pote da Calma!!!



Agitação em excesso, ansiedade, irritação, crises de birra ou de raiva… Quando as crianças passam por um momento destes, nem sempre sabemos como ajudá-las. O Pote da Calma é um recurso simples aqui apresentado pela Psicóloga Clínica Drª Paula Ribeiro que ajuda a acalmar a criança, e a melhor parte é que é super simples de fazer!


O que é o Pote da Calma?  O Pote da Calma é uma ferramenta proposta pela Pedagogia Montessoriana e serve para acalmar a criança em momentos de choro, de stress ou de muita agitação. Ele é muito simples: um pote ou garrafa transparente, com líquido colorido e glitter dentro. O princípio básico desta ferramenta sensorial é ajudar a criança a relaxar enquanto se distrai manuseando o pote e observando o glitter movendo-se dentro dele.

Por que ele ajuda a acalmar a criança? Controlar as emoções é uma habilidade que nos esforçamos para desenvolver durante toda a vida. Na infância, o cerebro ainda não está totalmente desenvolvido e por isso é ainda mais difícil usar a razão para lidar com sentimentos. Por isso, as crianças muitas vezes precisam de uma ajuda externa para regular suas respostas emocionais.

O Pote da Calma funciona como uma “âncora visual” que estimula a criança a focar sua atenção no momento e locais presentes. Isso faz com que ela aos poucos se desconecte daquilo que causou a irritação ou agitação anteriormente. O ato de agitar o pote para fazer o glitter  mover-se também tem efeito calmante. Essa torna-se uma forma física de libertar os sentimentos, mais saudável do que sair a chutar ou a bater nas coisas.

A posição de segurar e movimentar o pote da calma a uma altura aproximadamente no meio do corpo ajuda também a reorganizar o sistema nervoso. Enquanto isso, observar o glitter a cair lentamente ajuda a retomar o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos.

Como fazer um Pote da Calma? É muito fácil fazer um Pote da Calma para ser usado em casa, na escola ou levado para qualquer lugar com a criança.

Materiais:

  • Pote ou garrafa transparente (vidro ou plástico)
  • Corante alimentício
  • Glitter ou purpurina
  • Cola glitter

Modo de fazer:

·         Encha ¾ do pote com água, deixando um espaço livre para o líquido de movimentar. Coloque uma colher de cola glitter, duas colheres de purpurina solta e duas gotas de corante. Feche o pote e misture tudo.

Dicas:

·         O pote da calma pode ser de vidro ou de plástico. Escolher o plástico é bom para evitar que ele se quebre caso caia e para levar na bolsa sem se preocupar. Por outro lado, o vidro pode estimular a criança a manuseá-lo com cuidado, sentindo o seu peso e movendo-o devagar.

·         É uma boa ideia vedar a tampa com cola quente ou supercola para evitar que o pote se abra por acidente.

·         Se a cola glitter não for suficiente para deixar o líquido mais denso, experimente colocar uma colher de xampu ou sabonete líquido transparente para fazer o glitter se mover mais lentamente.

Psicóloga Clínica Drª Paula Ribeiro

 https://www.youtube.com/watch?v=pFWSQd0QHwk


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Mensagens Recentes