Agrupamento de Escolas de Valpaços

O íman atrai todos os objetos da mesma forma?

Para poder responder à questão relativa ao magnetismo dos ímanes foi efetuada a seguinte experiência:

Foram colocados vários objetos (borracha, prego, agrafos, rolha de cortiça, afia, tampa de plástico e outros) dentro de um recipiente juntamente com areia e sal, de forma a ficarem cobertos:

 
 

Quantas imagens de um objeto se formam combinando 2 espelhos planos em posições distintas?


Com o propósito de responder a esta questão foram colocados, em cima de uma mesa, conjuntos de dois espelhos planos em diferentes posições por forma a refletir determinado objeto.
Foi então pedido aos alunos para fazerem previsões relativamente ao número de imagens refletidas.


 


Sementes de espécies distintas demoram o mesmo tempo a germinar quando sujeitas a idênticas condições ambientais?

Os alunos construíram um germinador para responder à questão colocada e verificar a evolução de diversas sementes.
Após várias previsões, foram formados dois grupos e a cada um foi dado um recipiente com várias sementes em água.

 

Como são constituídas as sementes?

Diferentemente dos animais, as plantas são limitadas na sua  sua capacidade de procurar condições favoráveis para a sua vida e crescimento. Como consequência, elas desenvolvem muitas maneiras de dispersão e distribuição da sua população através das sementes. Pode ser na terra, na água (no caso das plantas aquáticas) e até em rochas. As sementes são muito importantes uma vez que, elas são o óvulo fecundado e desenvolvido. Perante este conhecimento quisemos saber como  são constituídas.  Para isso,  no passado dia 30 de maio  fomos investigar qual seria então a constituição das sementes. Depois de, ouvidas as ideias prévias das crianças procedeu-se à observação de algumas sementes.

Mensagens Populares

Mensagens Recentes