No ensino de Matemática ainda persiste a conhecida dificuldade para ensinar e, consequentemente, para aprender esse conteúdo escolar. De entre os conteúdos matemáticos aquele em que os alunos têm apresentado dificuldades para compreender na educação básica estão as frações. De acordo com Patrono (2011, p. 2) o que se constata é que muitas vezes “os alunos chegam ao fim do Ensino Básico sem compreender o conceito de fração e como operar com frações”.
Diante
disso, e porque consideramos o uso de materiais manipuláveis como uma
importante alternativa metodológica para o ensino e aprendizagem da Matemática
e, evidentemente, para o ensino de frações demos inicio à construção de mais este
material manipulativo, chamado de Discos de Frações, que pretende contribuir
para o ensino deste conteúdo, bem como propor uma forma de construir esse
recurso com produtos de baixo custo, além de sugerir atividades que ajudem a
esclarecer esse conteúdo matemático, auxiliando o professor na sua prática
pedagógica no âmbito escolar.
Para isso, uma vez mais reproduzimos esse
material didático que possibilita a compreensão do conceito de fração, frações
equivalentes e adição e subtração com frações.
Ele é constituído por dez discos
de cores diferentes, divididos em partes contendo a identificação fracionária.
Assim, esse material pode contribuir para o entendimento desse conteúdo,
proporcionado a atenuação das dificuldades dos alunos, além disso, o professor
pode confecionar este material e disponibilizar aos seus alunos nas aulas sobre
frações, como também, fazer uso das atividades sugeridas.
Este
recurso didático visa também auxiliar na visualização da representação gráfica
de uma fração.
Consideramos
este material como um recurso didático que pode ajudar o professor a
diversificar sua prática pedagógica e contribuir para o ensino e aprendizagem
de fracções, uma vez que proporciona a visualização da representação gráfica de
uma fração, além de auxiliar na compreensão do conceito de fração, frações
equivalentes e soma e subtração com frações.
Assim,
apresentamos uma proposta de construção deste recurso pedagógico com objetos de
baixo custo que o professor pode produzir com os seus alunos, considerando que
nem sempre a escola dispõe de materiais manipulativos, pois, frequentemente, as
despesas são muito grandes para o orçamento da escola e do próprio docente.
Isabel Alves de Carvalho
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