Agrupamento de Escolas de Valpaços

O DISCO DE FRAÇÕES




No ensino de Matemática ainda persiste a conhecida dificuldade para ensinar e, consequentemente, para aprender esse conteúdo escolar. De entre os conteúdos matemáticos aquele em que os alunos têm apresentado dificuldades para compreender na educação básica estão as frações. De acordo com Patrono (2011, p. 2) o que se constata é que muitas vezes “os alunos chegam ao fim do Ensino Básico sem compreender o conceito de fração e como operar com frações”.

Diante disso, e porque consideramos o uso de materiais manipuláveis como uma importante alternativa metodológica para o ensino e aprendizagem da Matemática e, evidentemente, para o ensino de frações demos inicio à construção de mais este material manipulativo, chamado de Discos de Frações, que pretende contribuir para o ensino deste conteúdo, bem como propor uma forma de construir esse recurso com produtos de baixo custo, além de sugerir atividades que ajudem a esclarecer esse conteúdo matemático, auxiliando o professor na sua prática pedagógica no âmbito escolar.
Para isso, uma vez mais reproduzimos esse material didático que possibilita a compreensão do conceito de fração, frações equivalentes e adição e subtração com frações.
 Ele é constituído por dez discos de cores diferentes, divididos em partes contendo a identificação fracionária. Assim, esse material pode contribuir para o entendimento desse conteúdo, proporcionado a atenuação das dificuldades dos alunos, além disso, o professor pode confecionar este material e disponibilizar aos seus alunos nas aulas sobre frações, como também, fazer uso das atividades sugeridas.


Este recurso didático visa também auxiliar na visualização da representação gráfica de uma fração.
Consideramos este material como um recurso didático que pode ajudar o professor a diversificar sua prática pedagógica e contribuir para o ensino e aprendizagem de fracções, uma vez que proporciona a visualização da representação gráfica de uma fração, além de auxiliar na compreensão do conceito de fração, frações equivalentes e soma e subtração com frações.
Assim, apresentamos uma proposta de construção deste recurso pedagógico com objetos de baixo custo que o professor pode produzir com os seus alunos, considerando que nem sempre a escola dispõe de materiais manipulativos, pois, frequentemente, as despesas são muito grandes para o orçamento da escola e do próprio docente.

 Isabel Alves de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Mensagens Recentes