Agrupamento de Escolas de Valpaços

"O açúcar é o maior veneno que damos às crianças".

Semana da Alimentação:

 


No âmbito da semana da alimentação, a Oficina das ciências, neste ano letivo, arrancou com a atividade experimental "Será possível retirar o açúcar dos refrigerantes?".






Segundo a Dra. Júlia Galhardo, pediatra responsável pela consulta de obesidade no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, na entrevista à revista Visão, lembra que “Ontem vi uma criança que tinha 10 meses e pesava 21 quilos. Tenho adolescentes com diabetes tipo 2, com hipertensão, com colesterol elevado. Patologias que, quando eu andava na faculdade, eram ditas de adulto, na pediatria não se falavam! Surgiam aos 40 anos, agravavam aos 60 e tinham consequências mesmo palpáveis aos 80. Esses problemas são cada vez mais precoces e cada vez têm consequências mais graves. Quanto mais precocemente surgem, mais graves se tornam.”- In visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2015-04-03-O-acucar-e-o-maior-veneno-que-damos-as-criancas.

Hoje em dia constatamos que os lanches dos nossos alunos, são cada vez mais constituídos por alimentos embalados, que para além daquilo que parece que lá está, estão inúmeras coisas que os pais não identificam tais como “Os açúcares”. 



A quantidade de açúcar que as crianças ingerem, diariamente, é assustadora. Tudo o que é processado e vem num pacote tem açúcar. Basta olhar para o rótulo.





Com o grande objetivo de consciencializar a comunidade educativa do consumo excessivo de açúcares, todos os alunos, participaram na experiência, tendo tido a oportunidade de elaborarem hipóteses, experimentar e refletir.

Os alunos do 1º e 2º ano visualizaram um pequeno filme...




 

















...os alunos do 3º e 4 visualizaram um PowerPoint...











... como motivação do tema a abordar...



Registo das conceções  alternativas pelo método : prevê, observa e reflete:




- Elaboraram hipóteses…


Experimentaram através da utilização de um coador...








   … Filtrando com um papel …






-Verificaram a quantidade de açúcar indicada no rótulo de cada refrigerante :









- Fizeram comparações…

 

… através da evaporação da água do refrigerante.



Concluíram  que através da evaporação da água foi possível retirar o açúcar dos refrigerantes…


 Registaram as conclusões no guião experimental…




Com esta experiência, a Oficina das Ciências, quis lançar a semente, para que se melhorem os hábitos alimentares e também tornar os nossos alunos cidadãos conscientes capazes de fazer escolhas acertivas.


Professores responsáveis pela Oficina das Ciências: Alice Teixeira e Hélder Costa.

















Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Mensagens Recentes