Diz-me como avalias e dir-te-ei o que os teus alunos aprendem realmente....e dir-te-ei a tua verdadeira conceção de aprendizagem.
(Deketele,1993)
Fim de período época de reflexão, avaliação.
Mas o que é afinal avaliar?
A palavra avaliar possui tal como tantas outras um sem número de significados entre eles destacamos:
- Medir
- Quantificar
- Seriar
- Ordenar
- Verificar
- Comparar
- Apreciar
- Considerar
- Qualificar....
Tipos:
Sumativa
- classificação de alunos
- centrada no professor
- obedece a normas nacionais
- determina sucesso ou fracasso sobre um conjunto fixo de atividades de ensino...
Formativa
- um processo frequente
- contìnuo, dinâmico
- envolve professores e alunos numa relação de cooperação
- pressupõe recolha de dados sobre as aprendizagens e otimização das mesmas...
Objetivos:
Avaliação para a aprendizagem- acontece a toda a hora dentro da sala de aula, promove a autoestima do aluno (professor);
Avaliação como aprendizagem- valoriza o aluno envolve-o nos processos de auto e heteroavaliação (aluno);
Avaliação da aprendizagem- carácter sumativo, descreve, quantifica o conhecimento, atitudes e competências dos alunos;
Como sugestão de leitura natalícia apresentamos o livro « 50 Técnicas de Avaliação Formativa» de José Lopes e Helena Santos Silva onde são apresentadas inúmeras técnicas de avalição formativa, bem como um conjunto de grelhas de autoavaliação que constituem uma técnica de avaliação autêntica.
Isabel carvalho, Maria da Conceição Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário