Agrupamento de Escolas de Valpaços

Ciências experimentais 4º B


 A turma do 4º B  no dia 26 de abril pode verificar como se comportam os materiais  líquidos ou sólidos com a variação da temperatura. Este tipo de atividades são de extrema importância para os alunos pois como Sá (1994) refere “Na fase etária correspondente ao 1.º Ciclo, as crianças encontram-se no estádio das operações concretas, do ponto de vista da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget.” (p.26). Nesta fase etária o pensamento da criança está ligado à ação sobre os objetos concretos.
 




Os alunos puderam registar as suas próprias conclusões através da escrita e do desenho e após a realização das atividades experimentais, constatei que não restam dúvidas quanto à importância da realização de atividades experimentais na promoção da aprendizagem na área do Estudo do Meio.  O impacto das atividades experimentais é consideravelmente positivo, pois os alunos adquiriram conhecimento científico e ficam mais percetivos relativamente à realidade circundante e na associação correta dos termos às situações que são apresentadas.



Piaget, J. (1980). Lógica e conhecimento científico. Porto: Civilização. 

Sá, J. (1994a). Renovar as Práticas no 1º Ciclo pela Via das Ciências da Natureza. Porto: Porto Editora. 



 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Mensagens Recentes