A turma do 4º B no dia 26 de abril pode verificar como se comportam os materiais líquidos ou sólidos com a variação da temperatura. Este tipo de atividades são de extrema importância para os alunos pois como Sá (1994) refere “Na fase etária correspondente ao 1.º Ciclo, as
crianças encontram-se no estádio das operações concretas, do ponto de vista da teoria do
desenvolvimento cognitivo de Piaget.” (p.26). Nesta fase etária o pensamento da criança
está ligado à ação sobre os objetos concretos.
Os alunos puderam registar as suas próprias conclusões através da escrita e do desenho e após a realização das atividades experimentais, constatei que não restam
dúvidas quanto à importância da realização de atividades experimentais na promoção da
aprendizagem na área do Estudo do Meio. O impacto das atividades experimentais é consideravelmente positivo, pois os alunos adquiriram conhecimento científico e
ficam mais percetivos relativamente à realidade circundante e na associação correta
dos termos às situações que são apresentadas.
Piaget, J. (1980). Lógica e conhecimento científico. Porto: Civilização.
Sá, J. (1994a). Renovar as Práticas no 1º Ciclo pela Via das Ciências da Natureza.
Porto: Porto Editora.
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