Agrupamento de Escolas de Valpaços

Princípio dos vasos comunicantes!


Como é que a água chega às nossas casas?  Para que isso aconteça, a engenharia serviu-se do princípio dos vasos comunicantes, em que, se colocarmos um líquido em recipientes que comunicam, ele desloca-se de uns para os outros até ficar ao mesmo nível. No dia 19 de abril a turma do 4º B numa atividade  da Oficina das Ciências através de uma experiência, aprendeu e constatou  como é que funciona o princípio dos vasos comunicantes.


Para a concretização desta atividade, precisámos de duas garrafas de plástico sem fundo, duas tampas perfuradas e um tubo. Primeiro, introduzimos cada uma das extremidades do tubo nas tampas e depois colocámo-las no gargalo das garrafas. De seguida, deitámos água numa delas e colocámos as duas à mesma altura. Para finalizar, levantámos uma das garrafas e depois a outra. 

Com esta experiência, pudemos verificar que a água circulou de uma garrafa para a outra, ficando ao mesmo nível nas duas garrafas. Gostámos muito de participar nesta atividade porque com ela aprendemos como é feito o abastecimento de água nas nossas casas.


Conclusão: 







Carlos Taveira /Alice Rua / Isabel Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens Populares

Mensagens Recentes