Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática. Para ajudar os alunos a entender estes conteúdos , principalmente sobre a introdução de noções espaciais nos anos iniciais uma das alternativas é recorrer aos materiais concretos entre eles o geoplano,pois o que carateriza o trabalho da geometria é a predominância da concretização sobre a simbolização.
Hoje os alunos do 1º C puderam participar numa atividade na Oficina da Matemática que tinha por pressuposto ajudar as crianças a manipular e construir objetos das mais variadas formas para então
analisar suas caraterísticas físicas e geométricas.
Com o geoplano nas mãos o aluno poderá ver sentir, calcular de modo que
atenda as expetativas propostas. É um material fácil de fazer e que pode ser
trabalhado em várias etapas da aprendizagem.
Ele desperta a curiosidade e estimula os alunos a fazer perguntas, a
descobrir semelhanças e diferenças, a criar hipóteses e chegar às próprias
soluções – enfim, a se aventurar pelo mundo da Matemática de maneira leve e divertida.
Concluímos destacando a relevância de proporcionarmos práticas pedagógicas
centradas na manipulação de materiais concretos, explorando de forma lúdica
situações que visam à construção do pensamento geométrico de forma intuitiva e
experimental, o que exige muitas situações orientadas de manipulação.
COLL, C. & Martín, E.; Mauri,T.; Miras, M.; Onrubia, J.; Solé, I.;
Zabala, A. O
construtivismo na sala de aula.São Paulo : Ática, 1998.
"Assim como a criança aprende a andar, andando", da mesma forma, matematica, matematicando, ou aprende fazendo/manuseando.
ResponderEliminar