Agrupamento de Escolas de Valpaços

GEOPLANO 1º C

 


Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática. Para ajudar os alunos a entender estes conteúdos , principalmente sobre a introdução de noções espaciais nos anos iniciais uma das alternativas é recorrer aos materiais concretos entre eles o geoplano,pois o que carateriza o trabalho da geometria é a predominância da concretização sobre a simbolização.



Hoje os alunos do 1º C puderam participar numa atividade na Oficina da Matemática que tinha por pressuposto ajudar as crianças a manipular e construir  objetos das mais variadas formas para então  analisar suas caraterísticas físicas e geométricas.
Com o geoplano nas mãos o aluno poderá ver sentir, calcular de modo que atenda as expetativas propostas. É um material fácil de fazer e que pode ser trabalhado em várias etapas da aprendizagem.

Ele desperta a curiosidade e estimula os alunos a fazer perguntas, a descobrir semelhanças e diferenças, a criar hipóteses e chegar às próprias soluções – enfim, a se aventurar pelo mundo da Matemática de maneira leve e divertida.
                                                 
Concluímos destacando a relevância de proporcionarmos práticas pedagógicas centradas na manipulação de materiais concretos, explorando de forma lúdica situações que visam à construção do pensamento geométrico de forma intuitiva e experimental, o que exige muitas situações orientadas de manipulação.

 

 

COLL, C. & Martín, E.; Mauri,T.; Miras, M.; Onrubia, J.; Solé, I.; Zabala, A. O construtivismo na sala de aula.São Paulo : Ática, 1998.

 







1 comentário:

  1. "Assim como a criança aprende a andar, andando", da mesma forma, matematica, matematicando, ou aprende fazendo/manuseando.

    ResponderEliminar

Mensagens Populares

Mensagens Recentes